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Espaço Artes Múltiplas
Av. Rodrigues de Freitas, 387
(junto ao Jardim de S. Lázaro) Porto
MIVROVOLUMES II
Produção CÃO DANADO
13 de Novembro às 22h
ARZACH
ARZACH é fusão entre música e BD, usurpando o nome a um dos mais importantes e influentes autores de BD, Jean Giraud – “MOEBIUS”. ARZACH discorre sobre a projecção do vídeo de Augusto Lado entre o contrabaixo de Henrique Fernandes, a bateria de Gustavo Costa e o Saxofone de João Martins. Este trabalho nasceu para os encontros de Banda desenhada de Santo Tirso, marcou presença no “XV Encontros de Banda Desenhada de Ourense” – Espanha e no último “Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora”.
20 de Novembro às 22h
TRIANALOGICO
“A partir do desencontro o acontecimento estabelece-se. As línguas que se praticam não serão porventura verdadeiras, ou talvez não constem em nenhum catálogo ou dicionário, mas o diálogo existe e determina o acontecimento.”
Este será o mote para o concerto – encontro de três músicos, Bitocas e os cagalhos, Fred e o bongo e Henrique e a sua dor de costas, o contrabaixo.
28 de Novembro às 22h
TWINTAR
C/ Albrecht Loops e Zé Miguel
“Twintar é uma nova maneira de abordar a guitarra enquanto instrumento e no contexto da improvisação.
É um instrumento expandido em que, ao invés da adição e/ou alteração de meios electromecânicos e digitais – aqui mantidos próximos do sistema original tanto quanto possível – a expansão é feita através de um outro sistema biológico complexo: outro guitarrista.
Até aqui não há novidade. Poderíamos pensar no piano a quatro mãos como comparação possível…se não houvesse na Twintar uma dependência dos dois executantes imposta à priori. Aqui as cordas são as mesmas eliminando a hipótese de criação de dois subsistemas como no piano. A implicação é óbvia: existe a possibilidade de interferir directamente com o que o outro está a tocar aumentando a imprevisibilidade do sistema.
Fisicamente o instrumento é simétrico, uma capicua, e aproxima-se mais de uma cítara do que de uma guitarra pela sua execução horizontal.
Este instrumento tem como base estudos nos comprimentos de corda e a amplificação das mesmas e é influenciado pelos trabalhos de Harry Partch, Hans Reichel e Glenn Branca.”
Albrecht Loops